◘ FILMES PARA AULAS

Sugestão de Filmes


NESTA PÁGINA ESTÃO DISPONÍVEIS TÍTULOS E SINOPSE DE FILMES PARA APOIO AS AULAS
Conteúdos Interdisciplinares:  Filosofia, Sociologia, Ensino,Religioso,  História, Geografia, Química, Física, Biologia, Matemática, Artes, Literatura, Língua Portuguesa.

1.    11 de setembro.
2.    12 homens e uma sentença.
3.    13º andar.
4.    1492- a conquista do paraíso.
5.    2001- Uma odisséia no espaço.
       A Escolha de Sophia 
6.    A época da inocência – direção Martin Scorsese.
7.    A era do Gelo I e II.
8.    A espera de um milagre.
9.    A guerra do fogo – direção Jean-Jacques Annaud
10.  A guerra dos canudos.
11.  A hora da estrela.
12.  A ilha do Dr. Moreau – direção Don Taylor
13.  A Lista de Schindler – direção Steven Spielberg
14.  A pequena Miss Sunshine.
15.  A rede.
16.  A terceira margem do rio.
17.  A vida de David Gale.
18.  A vida é bela.
19.  A.I.
20.  Abril despedaçado.
21.  Adeus Lennim.
22.  Advogado do diabo.
23.  Aguirre, a cólera dos deuses – direção Werner Herzog
24.  Alexandre.
25.  Amadeus – direção Milos Forman
26.  Amar – verbo intransitivo
27.  Amazônia em chamas.
28.  Amistade.
29.  Antes das Chuva.
30.  Antes de Partir.
31.  Apolo 13.
32.  Arte, amor e ilusão.
33.  As invasões bárbaras.
34.  Asas do desejo.
35.  Babel.
36.  Basquiat – Traços de uma vida – direção Julian Schnabel
37.  Bem vindo ao paraíso.
38.  Bicho de sete cabeças
39.  Blade Runner, o caçador de andróides - Ridley
40.  Bom Dia Vietnã.
41.  Carlota Joaquina.
42.  Casamento Grego.
43.  Central do Brasil
44.  Cidadão Kaine.
45.  Click
46.  Código Davinci.
47.  Como se fosse a primeira vez
48.  Conquista do paraíso.
49.  Corodim.
50.  CRASH.
51.  Cruz e Souza-o poeta do desterro.
52.  Catastrofe nuclear.
53.  Danton – O processo da revolução – direção Andrzej Wajda
54.  Decameron – direção Píer Paolo Pasolini
55.  Derzu Uzala – direção Akira Kurosawa
56.  Desmundo.
57.  Diamante de sangue.
58.  Diário de Motocicleta.
59.  Dodeskadem.
60.  Dom
61.  E o vento levou
62.  Eles não usam Black-tie – direção Leon Hirszman
63. Elizabeth.
64.  Em busca da felicidade
65.  Em nome de Deus
66.  Em nome do pai
67.  Encontrando Forret.
68.  Ensaio sobre a cegueira.
69.  Epidemia – direção Wolfgang Petersen
70.  Escritores da liberdade
71.  Eternamente Pagú.
72.  Filadélfia.
73.  Forest Gamp.
74.  Frankenstein – direção James Whale
75.  Gaijim – Os caminhos da liberdade.
76.  Galileu – direção Liliane Cavani
77.  Gangs de Nova York
78.  Garotas do calendário
79.  Germinal – direção Claude Berri
80.  Giordano Bruno – direção Giuliano Montaldo (1973)   Visualizar (Cenas)
81.  Gregório de Matos.
82.  Guerra nas estrelas – direção George Lucas
83.  Guerra do Fogo.
84.  Harry Potter I,II,III.
85.  Helena de Tróia
86.  Homens de honra.
87.  Homs staden
88.  Ilíada.
89.  Indochina
90.  Instinto.
91.  Jango.
92.  Joana Dárc.
93.  Julia – direção Fred Zinnemann
94.  Lutero.
95-Mama mia(musical)
Mamma Mia! conta a história de Sophie, uma garota de 20 anos prestes a se casar, que vive com a mãe, Donna Sheridan, dona de um pequeno hotel na ilha de Calicos, na Grécia, e que não conhece seu pai. Achando o diário da mãe, descobre que ela teve um relacionamento com três homens diferentes (Sam Carmichael, Bill Andersson e Harry Bright) num curto período de tempo, meses antes de seu nascimento e que pode ser filha de qualquer um dos três. Resolve então convidá-los todos para o casamento - sem que sua mãe saiba - para tentar descobrir qual deles é seu verdadeiro pai, que nem Donna sabe ao certo, e ter seu desejo, de que ele a leve ao altar, realizado.
96-Maria Antonieta (EUA/Japão/França 2006)-direção Sophia Copola
A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.
97-Matrix I
Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
98-Matrix II
Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo (Keanu Reeves) ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus (Laurence Fishburne), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Link (Harold Perrineau Jr.), o novo tripulante da nave. As máquinas estão realizando uma grande ofensiva contra Zion, onde 250 mil máquinas estão escavando rumo à cidade e podem alcançá-la em poucos dias. A Nabucodonosor é convocada para retornar a Zion, para participar da reunião que definirá o contra-ataque humano às máquinas. Entretanto, um recado enviado pelo Oráculo (Gloria Foster) faz com que a nave parta novamente, levando Neo de volta à matrix. Lá ele descobre que precisa encontrar o Chaveiro (Randall Duk Kim), um ser que possui a chave para todos os caminhos da matrix e que é mantido como prisioneiro por Merovingian (Lambert Wilson) e sua esposa, Persephone (Monica Bellucci).
99-Matrix III
Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Neo (Keanu Reeves) tem sua mente presa em um local que fica entre a Matrix e a realidade, do qual apenas poderá sair com a ajuda de Trainman (Bruce Spence). Após perceberem que as ondas cerebrais de Neo são idênticas as de uma pessoa conectada à Matrix, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) buscam a ajuda da Oráculo (Mary Alice) e Seraph (Sing Ngai). Trinity, Morpheus e Seraph vão em busca de Merovingian (Lambert Wilson), que possui controle sobre Trainman e pode libertar Neo. Após obterem sucesso no resgate, o trio se divide em duas missões: enquanto Morpheus e a tripulação de duas naves parte rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas.
100-Memória de Cárcere
Com um tom seco e direto como na obra de Graciliano Ramos, MEMÓRIAS DO CÁRCERE, trata de forma densa e comovente da condição humana. Realizado em 1984 pelo já consagrado cineasta Nelson Pereira dos Santos - um dos fundadores do cinema novo - Memórias do Cárcere conta a experiência vivida pelo escritor Graciliano Ramos após ser preso em Alagoas, suspeito de colaborar com a Aliança Nacional Libertadora (ALN). Graciliano Ramos que em 1936 ocupava o cargo de diretor da Instrução Pública do Estado de Alagoas é conduzido ao Rio de Janeiro onde sofre humilhação na Prisão da Ilha Grande. Da sua vivência escreve, 15 anos depois, Memórias do Cárcere. O Cárcere em meu filme é uma metáfora da sociedade brasileira. No espaço exíguo da prisão a dinâmica de cada um é mais clara: a classe média militar, o jovem, a mulher, o negro, o nordestino, o sulista. O encontro com o prisioneiro comum, o ladrão, o assaltante, o homossexual. Graciliano retratou tudo isso, lutando contra os próprios preconceitos e conseguiu nos deixar um testemunho generoso, aberto. Gostaria de transmitir como era desejo de Graciliano, a sensação de liberdade. Sair da cadeia para sempre, para nunca mais voltar. A cadeia no sentido mais amplo, a cadeia das relações sociais e políticas que aprisionam o povo brasileiro. Nelson Pereira dos Santos.
101-Memórias póstumas de Brás Cubas
Após sua vida, no ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.
102-Menino engenho
1920, na Paraíba. Após a morte da mãe, o menino Carlinhos (Sávio Rolim) é enviado para o engenho Santa Rosa para ser criado pelo avô e pelos tios. Lá ele testemunha a chegada de um novo tempo, com o advento das modernas usinas de açúcar e as transformações econômicas e sociais pelas quais passa a produção canavieira, mudanças que irão afetar a vida de todos. Quando ele cresce e vai para o colégio, já não é mais o garoto ingênuo e inocente que chegou no engenho.
103-Meu nome é rádio
Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.
104-Meu pé esquerdo
Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.
105-Microcosmo
Uma viagem num planeta desconhecido: a Terra redescoberta à escala do centímetro. Os seus habitantes: criaturas fantásticas, insectos e outros animais, da erva e da água. As suas paisagens: florestas impenetráveis, tufos de erva, grossas gotas de orvalho como bolas... Trata-se de explorar esta terra nova - uma simples pradaria - durante um dia de Verão; um dia, uma noite e o nascer de uma segunda manhã. Mas um único dia é o equivalente a uma estação neste micro-mundo.
106-Minha Amada imortal-direção de Bernard Rose
Ludwig Van Beethoven está morto. O testamento do maior compositor de todos os tempos revela que, no passado, ele viveu um grande amor. Seus bens são destinados a alguém que ele chama de “Amada Imortal”.Voltamos no tempo para presenciar Beethoven (numa interpretação memorável de Gary Oldman) em plena atividade criativa, ao lado de Anna Marie (a linda Isabella Rossellini), com quem teria tido um romance. Um fato de sua vida que nunca foi revelado. Uma história de uma paixão esquecida pelo tempo que vai tocar seu coração.
107-Missing-O desaparecido –direção Constantin Costa-Gravas
Americano enfrenta verdadeira via crucis para tentar encontrar o seu filho, desaparecido no Chile dias após ao golpe de estado que depôs o presidente Allende. Palma de ouro e prêmio de melhor ator em Cannes. Oscar de melhor roteiro adaptado.
108-Mississipi em chamas-direção Alan Parker
Sinopse: Mississipi, 1964. Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.
109-Muito além do jardim
Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance.
110-Mulheres Perfeita
Joanna (Nicole Kidman) é uma executiva bem-sucedida que, após o fracasso de um reality show idealizado por ela, é demitida e sofre um colapso nervoso. Para descansar seu marido (Matthew Broderick) a leva para uma cidade do interior, Stepford, localizada no subúrbio de Connecticut, juntamente com seus dois filhos. Lá ela faz amizade com Bobbie (Bette Midler) e começa a notar uma estranha coincidência: todas as esposas do local obedecem com grande dedicação aos seus maridos, parecendo felizes com a situação. Joanna começa a investigar o caso e descobre a existência de um plano que evita os problemas familiares.
111-Narradores de javé
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
112-Nas montanhas dos gorilas
A luta da antropóloga americana Dian Fossey (Sigourney Weaver), que em 1967 viajou para a África e durante vários anos em Ruanda se dedicou à preservação dos gorilas da montanha, ameaçados de extinção em razão da caça indiscriminada. Dian utilizou todos os meios possíveis para protegê-los, sendo que esta luta se tornou uma paixão obssessiva que nem mesmo Bob Campbell (Bryan Brown), um fotógrafo com quem se envolveu, consegue demovê-la do seu objetivo. Assim, para salvar sua "família" Dian, faz tudo que é possível para impedir que atrocidades contra os gorilas sejam cometidas.
113-Nenhum a menos
No interior da China comunista, uma garota de 13 anos, fica com a obrigação de cuidar dos alunos de uma escola primária muito pobre. Prometem uma recompensa se ela não perder nenhum deles. Leva isso à sério, de tal forma que quando um se perde na cidade grande, vai atrás dele, movimentando até a tevê.
114-O Amor Pode Dar Certo
Quando Henry Griffin (Dermot Mulroney) descobre que está com câncer terminal, ele decide viver sua vida ao máximo. Ao assistir uma aula de psicologia na Universidade de Nova York ele conhece Sarah Phoenix (Amanda Peet), com quem logo se envolve. Porém Phoenix também está morrendo, o que faz com que ambos percebam que o relacionamento que possuem é a última chance que têm para descobrir o amor.
115-O Auto da Compadecida
As aventuras do nordestino João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
116-O Caçador de Pipas
Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.
117-O Carteiro e o Poeta
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.
118-O Casamento de Muriel
Porpoise Spit, Austrália. Muriel Heslop (Toni Collette) tem 22 anos e nunca teve muitos amigos, já que as roupas que usa são fora de moda e, ainda por cima, vive ouvindo as canções do ABBA. Além disto, está acima do peso e nunca demonstrou muitos talentos. Sua vida muda ao conhecer Rhonda Epinstalk (Rachel Griffiths), que também é excluída do meio social. Sonhando com uma vida livre, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel acredita que possa enfim encontrar a felicidade e coloca como primeira meta se casar. É quando ela conhece e se apaixona por um famoso nadador.
119-O Colecionador de Ossos
Em Nova York, durante uma investigação Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um conceituado policial, sofre um acidente quando uma viga cai sobre ele, deixando-o tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, Rhyme se concentra na idéia de suicídio mas como é difícil para ele se matar tenta convencer aos que estão em sua volta em ajudá-lo na eutanásia, que chama de transição final. Mas repentinamente tudo muda quando um serial killer comete crime violentos e fica claro que o criminoso quer dizer alguma coisa. Em virtude de ser respeitado por seus colegas um laboratório, os meios modernos de investigação são levados para sua casa, mas o mais importante é a presença de Amelia Donaghy (Angelina Jolie), uma policial de rua que Rhyme considera ser a pessoa perfeita para investigar. Mas Howard Cheney (Michael Rooker), o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves, apesar de mais crimes estarem acontecendo.
120-O coronel e o Lobisomem
Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela) é um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira (Selton Mello) para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações.


121-O destino-direção Youssef Chahine

 O fundamentalismo que assola o Oriente Médio  e pressiona a produção artística e cultural está na superfície de  O Destino, do egípcio Youssef Chahine.Youssef construiu uma fábula inocente  contra a intolerância e o obscurantismo  que atravessam a região na forma de dogmas religiosos, passíveis de perseguição e morte.
A atualidade do tema situa-se ironicamente no século 12, na região de Córdoba, onde viveu o filósofo Averróis (o ótimo ator egípcio Nour El Cherif). Averróis começa a  questionar a verdade religiosa contida no Corão, o livro sagrado do Islamismo, propondo uma nova interpretação.Com isso, passa a ser perseguido pelo califa Al Mansour, que manda  queimar todos os seus livros. Mobilizados diante de tamanha heresia, os amigos e familiares do pensador começam a contrabandear cópias de seus textos para além das fronteiras do País, na tentativa de resguardar sua obra da sanha do califa.


122-O Dia Seguinte
Década de 80. Em Lawrence, uma pequena cidade próxima a Kansas City, Russell Oakes (Jason Robards) está ocupado com seus afazeres como chefe de cirurgia do hospital local e a família Dahlberg cuida dos preparativos para o casamento da filha mais velha. Paralelamente o exército russo invade Berlim Oriental, o que cria uma crise entre a União Soviética e os Estados Unidos. Logo ambos os lados enviam seus mísseis nucleares, na intenção de vencer a guerra. Nos Estados Unidos um dos alvos é Kansas City, onde estão armazenados dezenas de mísseis nucleares.
123-O Enigma da Pirâmide
Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.
124-O Enigma de Kaspar Hauser
Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular.
125-O Fantasma da Liberdade
Não há uma narrativa em especial e sim situações surreais, que começam com o fantástico relato que se passou em Toledo, Espanha, em 1808. Um oficial de um exército napoleônico quis levar para a cama uma morta, mas ao se abrir o caixão a falecida tinha um rosto que conservava todo o seu frescor. Já na 2ª metade do século XX, um desconhecido dá para crianças cartões que aparentam ser pornográficos. Inclusive os pais das meninas se escandalizam, mas quando os cartões são mostrados são apenas belos pontos turísticos. Uma enfermeira vai visitar o pai doente e se hospeda em uma estalagem na beira da estrada, onde vê alguns monges rezarem por seu pai e depois iniciarem uma animada partida de poquêr no quarto dela. Em outro aposento, uma mulher de meia-idade está acompanhada por um jovem, François de Richemont (Pierre-François Pistorio), e ela lhe implora que ele não a veja despida. Mas assim mesmo ele puxa os lençóis, revelando um corpo totalmente jovem. Chocado, ele sai do quarto para se acalmar e conhece outro hóspede, Jean Bermans, que o convida para uma bebida em seu quarto. Lá François conhece a Srta. Rosenblum (Anne-Marie Deschott). Então aparece a enfermeira pedindo fósforos e, ao dizer que não pode demorar pois está com quatro homens no seu quarto, Jean interpreta de forma errada. Mas quando vê que eram padres, mesmo assim insiste que tomem um vinho do porto no seu quarto, mas os convidados não tinham a menor idéia do que iria acontecer. Na cena mais marcante os convidados de um jantar se sentam sobre vasos sanitários e discretamente perguntam onde é a sala de jantar, como se fosse o banheiro.
126-O Gladiador
Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.
127-O Menino do Pijama Listrado.
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
128-Náufrago
Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.
129-O Nome da Rosa
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
130-O Homem Que Não Vendeu Sua Alma
Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.
131-O Óleo de Lorenzo
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
132-O ovo da serpente – direção Ingmar Bergman
A Versátil e a MGM apresentam O Ovo da Serpente, um dos filmes mais famosos do mestre Ingmar Bergman e o único ambientado na Alemanha da República de Weimar, poucos anos antes da ascensão de Hitler. No elenco, ótimas atuações de Liv Ullmann e David Carradine. Berlim, novembro de 1923. Acompanhamos uma semana na vida de Abel Rosenberg, um trapezista judeu desempregado, após descobrir que seu irmão Max se suicidou. Nesses dias, seu mundo irá virar de cabeça para baixo. Bergman reconstrui meticulosamente a Berlim da época, para tecer uma profunda reflexão sobre as origens do Nazismo.
133-O pequeno Buda
Um pequeno jovem americano conhece um grupo de monges tibetanos que asseguram que ele é a reencarnação de um verdadeiro professor Budista. Sob a incredibilidade inicial, pais e filho partem rumo ao país asiático onde encontram crenças e formas de vida muito distintas das suas. Este filme é uma fábula para a criança que existe em cada um de nós e abre as portas ao Ocidente mostrando a experiência única do Busdimo.
134-O primo Basílio
São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.
135-O quatrilho
Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.
136-O que é isso companheiro? – direção Bruno Barreto
"O Que É Isso, Companheiro?" conta a história em 1964, quando um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
137-O Rei Arthur
Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.
138-O sétimo selo – direção Ingmar Bergman
Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
139-O show de Truman – direção Peter Weir
Ele é a estrela do show… mas não sabe disso. Jim Carrey conquistou a crítica e o público, como o ingênuo Truman Burbank, neste maravilhoso filme do diretor Peter Weir (A Testemunha, Sociedade dos Poetas Mortos), sobre um homem cuja vida é um show contínuo de televisão. Truman nem imagina que sua antiquada cidade é um estúdio gigantesco, dirigido por um visionário produtor/diretor/criador (Ed Harris), nem que as pessoas que vivem e trabalham lá são atores de Hollywood, e que até sua entusiasmada esposa é uma atriz contratada. Gradualmente, Truman vai percebendo os fatos. E a cada descoberta, ele vai fazer você rir, chorar e torcer como poucos filmes já conseguiram.
140-O sorriso de Monalisa
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
141-O tambor – direção Volker Schöndorf
O filme retrata a vida do jovem Oskar Matzerath, que aos três anos deliberadamente decide não mais crescer, equipado com o seu tambor e seu grito vidricida, o pequeno Oskar, dotado de um intelecto incomum, rebela-se contra a alienção de uma sociedade totalitaria, a então alemanha nazista. O tambor e o grito vidricida representam o protesto contra a mentalidade da classe media burguesa, tanto de sua familia quanto de seu bairro, a cidade-livre de Dantzig, que aceitam passivamente e até com alegria a ascenção nazista.
142-O terminal
Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo a Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar ao aeroporto, Viktor não consegue autorização para entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas após o golpe, Viktor passa a improvisar seus dias e noites no próprio aeroporto, à espera que a situação se resolva. Porém, com a situação se arrastando por meses, Viktor permanece no aeroporto e passa a descobrir o complexo mundo do terminal onde está preso.
143-O triunfo da vontade
O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
144-O últimos dias de Pompéia
Os terríveis últimos momentos de uma cidade, apanhada na armadilha mortal de um vulcão. A 24 de Agosto do ano de 79 d.C., a cidade de Pompeia conheceu o seu fim devastador, quando o poderoso Vesúvio entrou em erupção, inundando os seus habitantes com pedras, cinza e fumo. Alguns conseguiram escapar, mas os que permaneceram foram sepultados para sempre ao cair. Combinando espectaculares reconstituições, investigações de especialistas, maravilhosos efeitos digitais, e seguindo um grupo de personagens centrais que inclui famílias inteiras, amantes, soldados e escravos, este filme recria de forma realista e cativante o que aconteceu no último dia de Pompeia.
145-Olga
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
146-Orgulho e Preconceito
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
147-Os miseráveis
Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado comida, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional. A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean (que tem uma filha que é cuidada por terceiros) é despedida, se vê obrigada a se prostituir e é presa. Seu ex-patrão descobre o que acontecera, usa sua autoridade para libertá-la e a acolhe em sua casa, pois ela está muito doente. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar. Deste momento em diante Javert volta a perseguí-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean, que foge com a menina enquanto é perseguido através dos anos pelo implacável Javert.
148-Os últimos rebeldes – direção Thomas Carter
Na Alemanha dos anos 30 o nazismo ganha força e a juventude é conclamada a abraçar seus ideais. Mas os Swing Kids, um grupo de jovens de Hamburgo apaixonados pela música americana, resiste ouvindo e dançando ao som de Count Basie, Duke Ellington e Benny Goodman enquanto depara com a brutalidade das perseguições a amigos, parentes e vizinhos e a desilusão com os que mudaram de lado.
149-Osmose Jones
Frank Pepperidge (Bill Murray) é um construtor que repentinamente pega um resfriado. Este pequeno fato deflagra uma guerra dentro do seu corpo, que é conhecido por "Cidade de Frank", e faz com que a célula branca policial Osmosis Jones (Chris Rock) e a pílula Drixorial (David Hyde Pierce) juntem suas forças a fim de eliminar os vírus que estão dentro do corpo de Frank e ameaçam todo a "cidade" onde vivem.
150-Ou Tudo ou nada.
Sheffield é conhecida como a "cidade do aço", devido ao grande numero de empresas do setor instaladas no local. Atualmente em declínio, as indústrias cada vez mais realizam demissões, o que gera um grande número de desempregados. Um deles é Gaz (Robert Carlyle), que está prestes a perder a custódia do filho por não ter dinheiro para sustentá-lo. Seus amigos não estão em situação muito melhor: Dave (Mark Addy) está com depressão e convencido de que a esposa não está mais interessada no casamento; Lomper (Steve Huison) cuida da mãe e tem tendência suicida; e Gerald (Tom Wilkinson) mente há seis meses para a esposa, dizendo que permanece empregado. Após perceber um grande número de mulheres dispostas a pagar para assistir um show de strippers, Gaz tem a ideia de que eles e os amigos estrelem um show do tipo. A diferença é que eles, ao contrário dos concorrentes, pretendem tirar toda a roupa no espetáculo.
151-Pat Adam – O amor é contagioso
Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.
152-Plathon
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.
153-Poderosa Afrodite – direção Woody Allen
Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo as criança se mostra incrivelmente inteligente. O pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a mãe biológica do garoto e descobre que ela é uma prostituta e atriz pornô chamada Linda (Mira Sorvino). O filme brinca com a tradição das tragédias gregas para criar uma história emocionante e divertida.
154-Ponto de mutação
Sonia Hoffmann (Liv Ullmann) é uma física desiludida com os rumos tomados pela ciência. Após descobrir que suas pesquisas com microlasers estavam sendo utilizadas no projeto americano Guerra nas Estrelas, ela decidiu isolar-se em um vilarejo francês para repensar a vida. Embora tendo a chance de conviver um pouco mais com a única filha, enfrenta um processo difícil desta convivência e o atrito entre as duas acaba sendo acentuado porque suas percepções do mundo divergem completamente.
155-Pulp Fiction – direção Quentin Tarantino
O premiado diretor Quentin Tarantino apresenta uma mistura espetacular de ação com humor ácido, trazida por elenco e personagens inesquecíveis – incluindo a dupla de assassinos Vincent Vega e Jules Winnfield (John Travolta e Samuel L. Jackson), a mulher de seu chefe Mia Wallace (Uma Thurman), o desesperado boxeador Butch Coolidge (Bruce Willis) e um casal de ladrões baratos (Amanda Plummer e Tim Roth). Uma história policial que revolucionou o jeito de se fazer cinema.
156-Quem quer ser milionário
Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo “Who Wants To Be A Millionaire?” No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela – onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.
157-Rainha Margot – direção Patrice Chéreau
Na França de 1572, a guerra religiosa está destruindo o país. Com o objetivo de dar fim aos conflitos, a católica Marguerite de Valois, também conhecida como Margot, e o protestante Henri de Navarre unem-se num casamento arranjado. Mas os resultados dessa união são ainda mais devastadores.
158-Reds – direção Warren Batty
Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante. John Reed foi o autor do livro "Os dez dias que abalaram o mundo".
159-Rota do crime


160-Shine – Scott Hicks
Baseado na verdadeira história de pianista australiano David Helfgott, este filme mostra a paixão que David (Geoffrey Rush) tem pela música clássica. Porém, a rejeição de seu pai e a pressão para que seus concertos sejam perfeitos o levam ao desequilíbrio mental. Agora só o amor de sua mulher poderá ajudá-lo a compartilhar o seu talento musical com o resto do mundo.
161-Sociedade dos poetas mortos
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
162-Sonhos tropicais
"Sonhos Tropicais "trata das possibilidades sempre perdidas do Brasil. A história inicia com a chegada de Esther ao Rio de Janeiro, que vem com o sonho de se casar e iniciar uma nova vida. Ela aporta no mesmo navio em que retorna de Paris Oswaldo Cruz, em 1899, após alguns anos estudando no Instituto Pasteur, cheio de sonhos de transformar a saúde pública do país. O filme acompanha a trajetória desses dois personagens até o episódio que ficou conhecido como "A Revolta da Vacina".
163-Spartakus / 164-Spatacus
Gália, 72 A.C.. Varínia (Rhona Mitra) é uma bela jovem que nascera livre, mas vira uma escrava quando sua pacífica aldeia é atacada pelos romanos, pois nada nem ninguém poderia detê-los. Há vários anos Roma se debatia em guerras civis entre os plebeus e seus aristocráticos rivais, os patrícios, liderados pelo senador Marcus Crassus (Angus Macfadyen), o homem mais rico do mundo, que quando criança tinha presenciado o assassinato do pai no Fórum. Crassus renascera das cinzas da desgraça de sua família e é possuidor de uma ambição desmedida, ambição esta só refreada por rivais como o senador Antonius Agrippa (Alan Bates). As guerras civis findaram e os homens sorriam uns aos outros, mas as inimizades não tinham fim. A fortuna de Crassus se percebia pelo ouro e pela prata, mas era medida pela carne de milhares de escravos que viviam sua curta existência em um mundo de sofrimento, sob o capricho de seus amos. Paralemente, em uma mina do Egito de onde saia o ouro que adornava as mulheres dos aristocratas, escravos de várias partes do mundo viviam um inferno constante, onde o mais simples ato se torna doloroso. Lá havia um escravo trácio, Spartacus (Goran Visnjic), que não se dobrava ao chicote e estava para ser crucificado, assim como também acontecera com seu pai. É quando foi comprado por um lanista, Lentulus Batiatus (Ian McNeice), dono da maior escola de gladiadores da Itália, que coincidentemente também comprara Varínia. Os dois logo se sente atraídos e Batiatus os faz ficarem juntos para "cruzarem", pois não passavam de animais para os romanos. Mas Spartacus e Varínia tem um comportamento muito diferente do esperado, pois se respeitavam como humanos. Durante o início dos treinamentos ficou claro que ele não sabia lutar, mas Spartacus aprende depressa e logo se torna o gladiador preferido nos combates em Cápua. Ele gostava desta fama, mas tudo muda quando Marcus Crassus chega na escola de gladiadores com sua mulher e outro casal de patrícios. Os dois casais foram até lá pedindo dois combates até a morte. Isto era fora do convencional e poderia causar um clima tenso na escola. Batiatus estipulou para a realização dos combates uma enorme quantia e Crassus concordou. Os visitantes escolheram os gladiadores e as lutas começaram. A primeira luta logo terminou, então chegou o momento de Spartacus ter de lutar com Draba (Henry Simmons), um etíope que após alguns minutos derrotou Spartacus e recebeu a ordem de dar o golpe fatal. Em vez de cumprir o ordenado, Draba tentou atacar os patrícios e foi morto. Após refletir, Spartacus entendeu que Draba preferiu morrer como um homem do que viver como um animal. Isto seria o ponto de partida para Spartacus liderar uma rebelião de escravos, que abalaria todo o Império Romano.
165-Tempos modernos – direção Charles Chaplin
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
166-Terra de ninguém
Chiki (Branko Djuric) e Nino (Rene Bitorajac) são dois soldados que lutam por lados opostos em meio a Guerra da Bósnia. Em meio ao combate, eles se vêem ilhados em plena fronteira da guerra. Sem ninguém em quem confiar, sem poder deixar o local sem levar um tiro e ainda com um soldado ameaçando explodir o local caso eles se movam, os dois são obrigados a negociar por suas próprias vidas para poderem sobreviver.
167-Terra em Transe
O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo.
168-Testa-de-ferro por acaso – Martin Ritt
1953. Howard Prince (Woody Allen) trabalha em um restaurante e aceita ajudar Hecky Brown (Zero Mostel), um roteirista que é seu amigo. Hecky está na lista negra promovida pelo senador McCarthy e, com isso, não consegue emprego na TV e no cinema. O plano é que Howard apresente em uma emissora de TV um roteiro de Hecky como se fosse seu, sendo bem remunerado por isto. Como precisa saldar dívidas de jogo, Howard aceita. Só que à medida que lida com Florence Barrett (Andrea Marcovicci), que largou a TV por não suportar mais o ambiente, e um antigo astro que está na lista negra, Howard começa a mudar seu pensamento diante da situação em que está envolvido.
169-Tiradentes
A trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Humberto Martins), líder da Inconfidência Mineira, um movimento surgido em Vila Rica (Ouro Preto) em 1789. Tiradentes sonhou junto com amigos e intelectuais ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis (Rodolfo Bottino).
170-(todos) direção Werner Herzog


171-Tomates verdes fritos
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.
172-Transpotting, sem limites
Em Edimburgo, alguns "amigos" que na verdade são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a auto-destruição.
173-Tristão e Isolda
Na Europa da Idade Média as tribos lutam pelo poder, logo após a queda do império romano. Tristão (James Franco) teve toda sua família assassinada por conspiradores, que tinham o objetivo de impedir os planos de seu pai para unificar a Inglaterra. Adotado pelo tio, Lorde Marke (Rufus Sewell), Tristão cresce e se torna seu maior guerreiro. Imbuído do desejo em seguir os planos do pai, ele é ferido em combate e considerado morto, sendo jogado ao mar em um enterro viking. Porém é resgatado por Isolda (Sophia Myles), por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não revela seus nomes. Após se recuperar ele retorna à sua terra, sem saber que seu amor é a filha de Donnchadh (David O'Hara), o rei da Irlanda e também seu principal inimigo. Mas o destino fará com que se encontrem novamente, quando Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte e promete como prêmio a mão de sua filha.
174-Tróia
Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
175-Tropa de Elite
1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.
176-Um dia, um gato
Um gato mágico usa óculos. Quando lhe tiram estes, as pessoas à sua volta começam a mudar de cor conforme o caráter delas. Por exemplo, os mentirosos ficam roxos, os apaixonados amarelos e assim por diante. Os adultos da vila onde o animal mora o consideram uma ameaça, mas as crianças o adoram.
177-Um sinal de esperança
Na Polônia ocupada pelos nazistas, em plena Segunda Guerra Mundial, Jakob (Robin Williams), um comerciante empobrecido, traz esperança e humor num gueto judeu, ao reportar boletins fictícios sobre os passos das tropas da Aliança para derrotar o exército de Hitler. Mas quando os soldados alemães tomam conhecimento da fictícia rádio, eles partem em busca do suposto herói que vem mantendo acesa a chama da resistência.
178-Um sonho de liberdade
Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.
179-Uma mente brilhante
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.
180-Uma verdade incoveniente
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
181-Vem dançar
Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.
182-Viagem ao centro da terra
Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah. Entretanto em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.
183-Viagem Insólita - título original: (Innerspace)
Jack Putter se sente muito bem hoje, pelo menos para um hipocondríaco. Mas algo novo está acontecendo, ele começa a ouvir vozes. Estou possuído, ele diz. O produtor executivo Steven Spielberg e o diretor Joe Dante (Gremlins) estão novamente juntos nesta cômica aventura que ganhou o Oscar® de Melhor Efeitos Especiais em 1987. A voz que Jack (Martin Short) ouve é do piloto da Marinha Tuck Pendleton (Dennis Quaid) que foi submetido a uma miniaturização, para um projeto secreto, e acidentalmente injetado em Jack. Antes que ele possa dizer alguma coisa seu improvável companheiro realizará a mais incrível fuga de sua vida. Viagem Insólita é um filme arrojado com divertidas situações cômicas e ótimos efeitos especiais.
184-Vida de inseto – desenho
Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.
185-Vidas secas
Baseado na obra de Graciliano Ramos, mostra a saga da família retirante pressionada pela seca no sertão brasileiro. Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho e o mais novo, além da cachorra Baleia, atravessam o sertão tentando sobreviver.
186-Virgem dos quarenta anos
Andy Stitzer (Steve Carell) é um homem de 40 anos que possui um bom emprego, um apartamento próprio e mantém uma coleção de bonecos e revistas em quadrinhos. Porém, apesar da idade, Andy permanece virgem. Ele nem dá muita importância para isso, mas seus amigos não se conformam. Decididos a fazer com que Andy perca a virgindade, eles tentam fazer com que Trish (Catherine Keener), uma mãe solteira que também tem 40 anos, se torne sua parceira.
187-Wall Street
Nova York, 1985. Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disto se envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora em ascensão, mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são.
Trabalho de Pesquisa de Resumos Realizado por:
Jennifer Santiago, Dayene Martins, Ester Vitória, Bárbara Carmo, Jéssica Carneiro 
Turma 302 do Turno Manhã da EE Prof. Francisco Brant – BH – 2014
 ADENDO:
1 - Globalização - Milton Santos   Visualizar
2 - Zeitgeist I - ZEITGEIST: THE MOVIE
2007
(legendado BR) - religião - torres gemeas - xxx - educação   Visualizar
3 - Zeitgeist II - ZEITGEIST: ADDENDUM
2008
(legendado BR) - sistema monetario - governo mundial - xxx - o projeto venus   Visualizar
4 - Zeitgeist III - ZEITGEIST: MOVING FORWARD 2011 - (legendado BR)    Visualizar
5 - A Origem (Inception) - O pensamento dentro de Pensamento ou Sonho dentro de Sonho - Trailer Final (legendado BR) [HD]    Visualizar   Integral (acervo PedroL)
6 - O Homem Elefante ( 1980). dub ptbr (acervo ACoimbra - PedroL)
7 - El Mundo de Sofia (Dubl Esp Leg Esp)   Visualizar
8 - O Mundo de Sofia (Legendado BR) (acervo WesterleyS - PedroL)
9 - Zeitgeist IV - ZEITGEIST: BEYOND THE PALE 2012 [TBA]    Visualizar
10 - Observar e Absorver - Renato Marino    Visualizar








3 comentários:

  1. Obrigado meu caro! se puder post mais e explique o assunto do filme.
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Transpotting, sem limites; Quem quer ser milionário; Forest Gamp; Um sonho de liberdade; são meus prediletos. Faltou V de Vingança que também é muito bom, mesmo sendo ficção, dá pra fazer uma aplicação bem clara da nossa realidade.
    ZEITGEIST claro, que todo mundo deveria ver, pelo menos o primeiro, que é o que cutuca uma ferida ainda aberta na sociedade: a religião.

    ResponderExcluir

Para facilitar, você pode postar como anônimo e se não se importar identifique-se (Texto com até 4096 caracteres)