domingo, 15 de outubro de 2017



A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA.
FONTE: Publicado por: Elen Cristine em Educação0 Comentários 


     A evolução intelectual do aluno, para que esse tenha um desempenho significativo, requer elementos que contribuam tanto na participação do aluno quanto na estimulação para aprendizagem dos conteúdos.

 A prática educativa associada à linguagem musical apresenta relevantes desenvolvimentos no aspecto de conteúdo, cognição e interação entre crianças, além de exercer papel de mediador. A teoria das inteligências múltiplas considera a música como uma delas.

Segundo Gardner (1995, pág. 21) “Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural.”


 A inteligência musical é caracterizada pela habilidade de reconhecer sons e ritmos, ter gosto por tocar um instrumento ou cantar.

 Quando um professor realiza uma atividade com seus alunos que envolve a musicalização, propicia a eles, de acordo com a forma de aplicação, o estímulo de movimentos específicos que auxiliam na organização do pensamento, além de favorecer a cooperação e comunicação das atividades que são realizadas em grupo.
 É essencial que o professor, além das atividades trabalhadas no dia-a dia em sala de aula, trabalhe de forma paralela conteúdos relacionados com as letras das músicas cantadas.

 A música pode tornar o ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, visto que propicia uma sensação diferenciada ao ambiente escolar, proporcionando satisfação àqueles que dele participam. 


 Digo eu; a Filosofia me mostrou a Estética (Aisthétykos), a imersão dos sentimentos na beleza do que é feito para inspirar os homens. A Estética é a sensibilidade perante o transcendente do mundo, por meio da arte.

 Eis a música, o canto, o instrumento. Não é qualquer um que dispõe do sentimento interior da música, o movimento harmônico que nos torna seres especialmente sensíveis ao mundo, ao outro.

“Música” vem de “Musa”, divindades inspiradoras dos Deuses que apareciam sempre à beira das fontes de água (vida), presidindo as festas de Dionísio e acompanhando Apolo. As Musas eram divindades enviadas pelos Deuses para dar a vida dos homens mais poesia, mais sentido. Euterpe a nona Musa da mitologia grega era Musa que representava a Música.

A Música é o néctar-melódico dos jardins das Musas emprestados aos homens para que adocem suas vidas e encantem uns aos outros, fortalecendo os laços de socialização e convivência harmoniosa nos encontros...

Sabem os artistas que a música é uma das mais belas formas de linguagem produzida pelo homem e desperta a sensibilidade, a percepção, aguça a inteligência e desenvolve a consciência. A música exercita a atenção, a afetividade e os sentidos. A Música é a fala da alma!