sábado, 14 de setembro de 2019

TERCEIRA PARTE - PROBLEMATIZAÇÃO


 - A REAL MOTIVAÇÃO DO PROCURADOR DE CURITIBA -
_________________________________________
Por : Prof. Westerley Santos - 08/2019
        “Os discípulos  perguntaram a Jesus:
Diga-nos, com o que se parece o  Reino dos Céus”?
                                                                   “Ele lhes disse: É como a semente de mostarda — 
    a menor entre todas as sementes, mas quando cai em terra fértil 
dá origem a uma grande árvore que se torna abrigo para todos os pássaros do Céu”.

(Rajnnesh)

 A semente de Mostarda é um livro em que Rajnnesh¹ explica as parábolas de Jesus, e comenta a psicologia do dissimulado. Foi justamente pela dissimulação percebida nas palavras do procurador de Curitiba que um novo questionamento me sobreveio.  Afinal, qual a motivação oculta deste Procurador nesta tentativa extremada de condenar o Presidente Lula?  Quais os verdadeiros motivos deste moço?  O que na verdade o motiva a agir desta forma? Por quê? Quais os reais motivos esconde este moço por trás de palavras e conexões tão absurdas dissimuladas naquele Power point?  E desde então minha inquietação só fez aumentar. Até que passado um ano, consegui uma resposta logicamente razoável, ainda que parcial, sobre toda essa sanha persecutória.

Procurei compreender a coisa, por meio de um trabalho de hermenêutica sobre as convicções e práticas do procurador–acusador no caso Lula, sem me pautar por nenhum aspecto prévio, antecedente, nem político, nem ideológico, nem psicológico, nem religioso, sobre as possíveis motivações dos procuradores de Curitiba. Deixei a própria investigação e análise desenhar o quadro interpretativo e ir construindo o caminho no andar das minhas investigações. Ao fim, organizei os dados logicamente em um “mapa conceitual” (POST Primeira Parte).

Claro, que precisava de um ponto de partida, e as premissas foram: “todo extremo oculta o seu oposto”, frase de Rajneesh. O que me trouxe à  questão sobre  a real motivação de Dallagnol. - Então, convido o leitor a seguir-me nesta reflexão...

1 - A MOTIVAÇÃO  GERAL:  A Teologia  da  Prosperidade  -  (TP) é uma doutrina religiosa com seus dogmas, leis, conjunto moral, que tem como seu livro da fé, por assim dizer, o livro de Malaquias. É uma doutrina religiosa cristã que defende o princípio canônico de que, a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos, e que a , o discurso positivo, e as doações para os ministérios cristãos, irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.

Mas, para que esta teoria descesse do campo puramente teórico ou doutrinal e se concretizasse de fato, no mundo material, era preciso que nos mundos; social, político e econômico houvesse as condições apropriadas para sua realização. Então, era preciso um modelo econômico e político propício à realização e expansão da TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. E que modelo seria este?

Para qualquer doutrina ou segmento religioso, há vértices que são as doutrinas políticas e econômicas que lhes servem de amparo no mundo prático. Uma doutrina politica e econômica que seja o seu meio de realização prática no mundo material. E, para a T.P. nenhum outro modelo econômico lhe atenderia tão bem quanto o Neoliberalismo.

Não por coincidência, o Neoliberalismo é o modelo econômico defendido pelos E.U.A., maior nação protestante do mundo, maior operador do capitalismo moderno, berço da Teoria da Prosperidade, do Neopentecostalismo e também do Neoliberalismo Econômico.

 ______________________________________________________________
 ¹Rajneesh Chandra Mohan Jain . (Kuchwada, Índia11 de Dezembro de 1931 — PuneÍndia19 de Janeiro de 1990), nascido Chandra Mohan Jain, também conhecido como Acharya Rajneesh,[1] Bhagwan Shree Rajneesh e Osho. Filósofo, psicólogo, Advogado e mestre espiritual indú.


      AS TRÊS VÉRTICES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NO BRASIL


Obs: A ciência forense de investigação criminal define a lógica do crime a partir da seguinte trilogia:

                 (Motivação, Meios e  Oportunidade.)


2 – O MEIO: o Neopentecostalísmo da terceira onda: É uma corrente do protestantismo ligado a “Teologia da Prosperidade”. Os principais fundadores desta corrente nos E.U.A são os pastores: Kenneth Hagin (1867-1948), e Essek William Kenyon (1917 -2003). Seus seguidores mais conhecidos no Brasil são; Eddir Macedo (Igreja Universal) e seu genro, R.R. Soares (Igreja da Graça de Deus). A igreja de Dallagnol é uma instituição orientada pelo NEOPENTECOSTALISMO usada como meio para suas palestras e divulgações. Sua Igreja consta como endereço da “MUDE” uma ONG administrada pelo Procurador para fazer o Marketing da LAVA-JATO.

(As principais doutrinas do NEOPENTECOSTALISMO determinadas por seus teóricos são:  Ver Quadro ao lado).

3 - A OPORTUNIDADE: o Neoliberalismo é o ambiente de oportunidades exemplar para as pretensões de usurpação dos pobres pela (Doutrina Neopentecostal), pois, é próprio do Neoliberalismo deixar em desamparo, social, salarial, educacional, de saúde, de direitos... 2/3 da população, justamente os mais necessitados, logo; o neoliberalismo cria um contingente de pobres desassistidos pelo Estado que se transforma em necessitados que buscam a solução para suas carências sociais na FÉ. Tornando-se assim, um exército de desalentados, um nicho, uma reserva de mercado direcionada como gado, rumo as igrejas que lhe esperam de braços abertos.

Para a (TP) e seu braço operacional o Neopentecostalismo, quanto mais o sistema econômico Neoliberal - e só ele pode oferecer esta oportunidade - produzir pobres, mais clientes necessitados, disponíveis à (TP) haverá no mercado. Assim, mais igrejas ficarão cheias de almas ávidas por prosperidade, mais filiais poderão ser abertas, mais clientes fies serão arrebanhados, mais dízimos, mais negócios, mais dinheiro, mais lucro e principalmente mais votos e mais poder.

Por isso, a (TP) e seu braço operacional precisam combater a política, econômica oposta ao Neoliberalismo que é o Estado de Bem-estar social (Welfare State), política implementada por LULA/PT de 2003 a 2013 no Brasil. Na política do Bem-estar, o Estado assume o papel de Estado Providencial, provedor de serviços, direitos e oportunidades a todos: na saúde, habitação, alimentação, educação, emprego etc...

Neste contexto do Bem-estar social, as igrejas neopentecostais perdem os seus “comércios de indulgencias”, e seu  poder de barganha com Deus ao prometer casas, empregos, consultas médicas, curas, comida, saúde, carros... ao seus fieis em troca de dízimos e salvação.

Assim as três doutrinas; a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, o NEOLIBERALISMO e o NEOPENTACOSTALISMO - subdoutrina de mobilização midiática da fé, pela prosperidade e riqueza- formam um tridente ideológico, de doutrinas forjadas pelo pensamento liberal Norte Americano para materem  o poder, a manipulação e a riqueza. HÁ  uma obvia relação intrínseca entre elas. Senão vejamos:

A primeira (TP), serve como Base Teórica Motivacional. A segunda, o Neopentecostalismo, é  a haste teórica-religiosa, via doutrinação midiática da fé, uma doutrinação no mínimo peniafóbica, e a terceira; o Neoliberalismo é a haste político- econômica que garante poder e mercado a esta prática.

Então; a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE serve como base ideológico-religiosa principal, que é a base que se constitui como MOTIVAÇÃO.

O NEOPENTECOSTALISMO serve de base prática da (TP), é a base da doutrinação midiático-religiosa, é a ação doutrinal de venda direta da fé nos templos de negócios religiosos. Este segundo vértice se constitui como os MEIOS.

E o NEOLIBERALISMO, serve de base ambiental de mercado e clientela, lócus economicus, para a realização dos negócios da fé. Este terceiro vértice se constitui como a OPORTUNIDADE.

Está formado assim, o tridente ideológico-religioso-econômico, que orienta a intencionalidade oculta dos acusadores de Lula neste grande plano para tirá-lo da cena política.

Está formado assim, o tridente ideológico, religioso-político-econômico ou se quiserem o plano de poder político e econômico executado não pelo viés político, latu-senso, mas sim, religioso, stricto-senso. É o que entendo, orienta a motivação intersubjetiva dos acusadores de Lula, principalmente o Procurador-chefe na República de Curitiba. Poder, negócios  e dinheiro.

#



      

 PRINCÍPIOS DOUTRINAIS DO NEOPENTECOSTALISMO.

1. Batalha ESPIRITUAL. (Deus X Demônio).

2. Movimento palavra da Fé.  (A palavra cria a realidade).

3. A pobreza é sinal de pouca fé e obra do Demônio.

4. A favor dos pobres é ser a favor da obra do Demônio.

5. O Demônio está no poder e deve ser derrotado.

6. A verdade é revelada pessoalmente ao religioso, pela experiência do líder, independentemente da Bíblia.    (opinião pessoal do pastor, “Achismos”).

7. Confissão positiva. (Determinação autoritária pela palavra do crente)

8. Uso da Mídia para pregação/Tele protestantismo.

9. Satanização de líderes populares defensores dos Pobres.


                ~~~~~~~~//~~~~~~

PRINCÍPIOS DOUTRINAIS DO NEOLIBERALISMO.

A política neoliberal pode ser sintetizada a partir dos seguintes eixos:

1 -Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

2 - Mínima participação Estatal nos rumos da economia de um país;
3 – Transformar Direitos Sociais em Serviços.

4 - A base da economia deve ser formada por empresas privadas;

5 - Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;

6 –  Política de privatização de empresas estatais;

7 - Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais “eficiente”;

8 - Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
9 - Abertura da economia para a entrada de multinacionais;

10 - Adoção de medidas contra o protecionismo econômico;

11 -  “Desburocratização” do Estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;

12 -  Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;

13 - Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do Estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços.

     CRÍTICA AO NEOLIBERALISMO VER: