domingo, 6 de maio de 2018

CARTA ABERTA AOS MEUS ÍDOLOS




CARTA ABERTA AOS MEUS ÍDOLOS


Onde estão meus ídolos que me ensinaram a lutar contra a ditadura e toda injustiça social, e hoje se calam diante da injustiça de todos contra a um só?

O que houve com meu ídolo FAGNER, que tanto me fez chorar indignado com a fome e a miséria do nordestino numa “Súplica Cearense”, e hoje é contra o nordestino Lula e canta para Sérgio Moro? ZÉ RAMALHO, meu ídolo de sempre que me fez ver essa “Vida de Gado”,e hoje não Fala mais da “Vida do Povo”, diz não gostar de política, prefere calar-se ante este jardim das aflições. Onde está meu ídolo GIL que tudo viu de perto e parece ter abandonado seu ministério declarando academicamente uma obvia prisão política daquele que tanto fez por nós? Parece não passar mais os “Domingos no Parque”. CAETANO, meu “Divino Maravilhoso” que gritava que é preciso estar atento e forte, pois, não temos tempo de temer a morte. Do exílio a tropicália, hoje dos cachês aos chamados da  Globo. Sua voz agora é só um Sussurro de “LULA LIVRE”. DJAVAN; ídolo dos tempos dos primeiros namoros de tanto “Lamento Sertanejo”, não sente mais a dor de ser negro em Alagoas, talvez por isso anda tão incolor. Por onde andam os MILTONS, enquanto as mulheres acampadas gritam as dores de suas Marias, os GERALDOS, os VANDRÉS arrependidos, as RITAS que esqueceram os “Josés” e as “Ovelhas negras” que ainda caminham perdidas pelas ruas? Será que são hoje todos ROBERTOS E CAMARGOS?

Até tu CHICO¹? Que tanto nos deu força e esperança contra este “cálice” de vinho tinto de sangue. e nos fez perceber que não somos apenas um pacote caído no chão atrapalhando o tráfego. Até Tu! Andas tímido, com medo de mostrar uma camiseta vermelha com o rosto do nosso Geni”, o único que não nos abandonou.

Canta Raul! Que falta você nos faz, que falta nos faz uma "Sociedade Alternativa". Sinto falta de ti ELIS, mesmo “Bêbeda e equilibrista”, sinto falta daquele “Rapaz Latino, americano sem dinheiro no banco”, com sua “Alucinação”. Que falta você nos faz RENATO, para nos alertar sobre “Que País é Esse” para nos dizer deste “Faroeste caboclo”.  Agora somos todos uma Legião Urbana e Rural órfãos de ídolos que gritem e cantem nossa dor. Estão todos ocupados em seus shows para si mesmos, de olho nas bilheterias e de cabeças baixas olhando para seus próprios umbigos, cegos, surdos e mudos diante da injustiça que prende nossa esperança sem culpa e sem provas em uma sala em Curitiba .

O que houve com meus ídolos que morreram todos e que só gostavam de política em 1966? Abriram a caixa de pandora e fugiram todos, restando o único que permanece impávido em sua certeza, segurando entre os dedos toda nossa esperança em um país melhor. LULA!
_______________________
¹ Questão de Justiça: tempos após este texto, Chico Buarque entrou em campo e como esperado pelos que o admiram, como eu, defendeu abertamente a inocência de Lula e combateu sua prisão política, por entrevistas, visita ao Papa, visita ao Lula, participação em eventos e outros. Dos considerados Grandes artistas de nossa história, Chico como sempre não nos decepciona.