- A REAL MOTIVAÇÃO DO PROCURADOR DE CURITIBA -
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Por : Prof. Westerley Santos - 08/2019
Por : Prof. Westerley Santos - 08/2019
        “Os discípulos  perguntaram a
Jesus:
Diga-nos, com o que se parece o 
Reino dos Céus”?
                                                                   “Ele lhes disse: É como a semente de mostarda — 
    a menor entre todas
as sementes, mas quando cai em terra fértil 
dá origem a uma grande árvore que
se torna abrigo para todos os pássaros do Céu”.
(Rajnnesh)
 A semente de Mostarda é um
livro em que Rajnnesh¹ explica as parábolas de Jesus, e comenta a psicologia do
dissimulado. Foi justamente pela dissimulação percebida nas palavras do
procurador de Curitiba que um novo questionamento me sobreveio.  Afinal, qual a motivação oculta deste
Procurador nesta tentativa extremada de condenar o Presidente Lula?  Quais os verdadeiros motivos deste moço?  O que na verdade o motiva a agir desta forma?
Por quê? Quais os reais motivos esconde este moço por trás de palavras e
conexões tão absurdas dissimuladas naquele Power point?  E desde então minha inquietação só fez
aumentar. Até que passado um ano, consegui uma resposta logicamente razoável,
ainda que parcial, sobre toda essa sanha persecutória.
Procurei compreender a coisa, por meio de um trabalho de hermenêutica
sobre as convicções e práticas do procurador–acusador no caso Lula, sem me pautar
por nenhum aspecto prévio, antecedente, nem político, nem ideológico, nem
psicológico, nem religioso, sobre as possíveis motivações dos procuradores de
Curitiba. Deixei a própria investigação e análise desenhar o quadro
interpretativo e ir construindo o caminho no andar das minhas investigações. Ao
fim, organizei os dados logicamente em um “mapa conceitual” (POST Primeira
Parte). 
Claro, que precisava de um ponto de partida, e as premissas foram: “todo extremo oculta o seu oposto”,
frase de Rajneesh. O que me trouxe
à  questão sobre  a real motivação de Dallagnol. - Então, convido o leitor a seguir-me nesta reflexão...
1 - A MOTIVAÇÃO  GERAL:  A Teologia  da 
Prosperidade  -  (TP) é
uma doutrina religiosa com seus dogmas, leis, conjunto moral, que tem como seu
livro da fé, por assim dizer, o livro de Malaquias. É uma doutrina religiosa cristã que defende o princípio canônico de que, a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos, e que a fé, o discurso positivo, e as doações para os ministérios
cristãos, irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. 
Mas, para que esta teoria descesse do campo puramente teórico ou
doutrinal e se concretizasse de fato, no mundo material, era preciso que nos
mundos; social, político e econômico houvesse as condições apropriadas para sua
realização. Então, era preciso um modelo econômico e político propício à
realização e expansão da TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. E que modelo seria este?
Para qualquer doutrina ou segmento religioso, há vértices que são as
doutrinas políticas e econômicas que lhes servem de amparo no mundo prático.
Uma doutrina politica e econômica que seja o seu meio de realização prática no
mundo material. E, para a T.P. nenhum outro modelo econômico lhe atenderia tão
bem quanto o Neoliberalismo.
Não por coincidência, o Neoliberalismo
é o modelo econômico defendido pelos E.U.A., maior nação protestante do mundo,
maior operador do capitalismo moderno, berço da Teoria da Prosperidade, do Neopentecostalismo
e também do Neoliberalismo Econômico.
      AS TRÊS
VÉRTICES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NO
BRASIL
Obs: A ciência forense de investigação criminal define a lógica do
crime a partir da seguinte trilogia:
                 (Motivação, Meios e  Oportunidade.)
2
  – O MEIO: o Neopentecostalísmo
  da terceira onda: É uma corrente do protestantismo ligado a “Teologia da Prosperidade”. Os
  principais fundadores desta corrente nos E.U.A são os pastores: Kenneth Hagin
  (1867-1948), e Essek William Kenyon (1917 -2003). Seus seguidores mais
  conhecidos no Brasil são; Eddir Macedo (Igreja Universal) e seu genro, R.R.
  Soares (Igreja da Graça de Deus). A igreja de Dallagnol é uma instituição
  orientada pelo NEOPENTECOSTALISMO usada como meio para suas palestras e divulgações. Sua Igreja consta como
  endereço da “MUDE” uma ONG administrada pelo Procurador para fazer o
  Marketing da LAVA-JATO. 
(As principais doutrinas do NEOPENTECOSTALISMO
  determinadas por seus teóricos são: 
  Ver Quadro ao lado).
3 - A OPORTUNIDADE: o Neoliberalismo é o ambiente de
  oportunidades exemplar para as pretensões de usurpação dos pobres pela
  (Doutrina Neopentecostal), pois, é
  próprio do Neoliberalismo deixar em
  desamparo, social, salarial, educacional, de saúde, de direitos... 2/3 da
  população, justamente os mais necessitados, logo; o neoliberalismo cria um
  contingente de pobres desassistidos pelo Estado que se transforma em
  necessitados que buscam a solução para suas carências sociais na FÉ.
  Tornando-se assim, um exército de desalentados, um nicho, uma reserva de
  mercado direcionada como gado, rumo as igrejas que lhe esperam de braços
  abertos.
Para a (TP) e seu braço operacional o Neopentecostalismo, quanto mais o
  sistema econômico Neoliberal - e só
  ele pode oferecer esta oportunidade - produzir pobres, mais clientes
  necessitados, disponíveis à (TP) haverá no mercado. Assim, mais igrejas
  ficarão cheias de almas ávidas por prosperidade, mais filiais poderão ser
  abertas, mais clientes fies serão arrebanhados, mais dízimos, mais negócios,
  mais dinheiro, mais lucro e principalmente mais votos e mais poder. 
Por
  isso, a (TP) e seu braço operacional precisam combater a política, econômica
  oposta ao Neoliberalismo que é o Estado de Bem-estar social (Welfare
  State), política implementada por LULA/PT de 2003 a  2013 no Brasil. Na
  política do Bem-estar, o Estado assume o papel de Estado Providencial,
  provedor de serviços, direitos e oportunidades a todos: na saúde, habitação,
  alimentação, educação, emprego etc... 
Neste contexto do Bem-estar
  social, as igrejas neopentecostais perdem os seus “comércios de indulgencias”, e seu  poder
  de barganha com Deus ao prometer casas, empregos, consultas médicas, curas,
  comida, saúde, carros... ao seus fieis em troca de dízimos e salvação.
Assim as três doutrinas; a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, o NEOLIBERALISMO e o NEOPENTACOSTALISMO - subdoutrina de
  mobilização midiática da fé, pela prosperidade e riqueza- formam um tridente
  ideológico, de doutrinas forjadas pelo pensamento liberal Norte Americano para materem  o poder, a manipulação e a riqueza. HÁ  uma obvia relação intrínseca entre elas. Senão vejamos:
A primeira (TP), serve como Base
  Teórica Motivacional. A segunda, o Neopentecostalismo, é  a haste teórica-religiosa, via doutrinação midiática
  da fé, uma doutrinação no mínimo peniafóbica, e a terceira; o Neoliberalismo
  é a haste político- econômica que garante poder e mercado a esta
  prática. 
Então; a TEOLOGIA DA PROSPERIDADE serve como base ideológico-religiosa
  principal, que é a base que se constitui como MOTIVAÇÃO. 
O NEOPENTECOSTALISMO
  serve de base prática da (TP), é a base da doutrinação midiático-religiosa, é
  a ação doutrinal de venda direta da fé nos templos de negócios religiosos.
  Este segundo vértice se constitui como os MEIOS.
E o NEOLIBERALISMO, serve de base ambiental de mercado e
  clientela, lócus economicus, para a realização dos
  negócios da fé. Este terceiro vértice se constitui como a OPORTUNIDADE.
Está formado assim, o tridente
  ideológico-religioso-econômico, que orienta a intencionalidade oculta dos
  acusadores de Lula neste grande plano para tirá-lo da cena política.
Está formado assim, o tridente ideológico,
  religioso-político-econômico ou se quiserem o plano de poder político e
  econômico executado não pelo viés político, latu-senso, mas sim, religioso, stricto-senso. É o que entendo, orienta a motivação
  intersubjetiva dos acusadores de Lula, principalmente o Procurador-chefe na
  República de Curitiba. Poder, negócios  e dinheiro.
#
1. Batalha ESPIRITUAL. (Deus X
  Demônio).
2. Movimento palavra da Fé.  (A palavra cria a realidade).
3. A pobreza é sinal de pouca fé e obra do
  Demônio. 
4. A favor dos pobres é ser a favor da obra do
  Demônio.
5. O Demônio está no poder e deve ser
  derrotado.
6. A verdade é revelada pessoalmente ao
  religioso, pela experiência do líder, independentemente da Bíblia.    (opinião pessoal do pastor, “Achismos”).
7. Confissão positiva. (Determinação
  autoritária pela palavra do crente)
8. Uso da Mídia para pregação/Tele
  protestantismo.
9. Satanização de líderes populares defensores dos Pobres.
PRINCÍPIOS DOUTRINAIS DO NEOLIBERALISMO.
A política
  neoliberal pode ser sintetizada a partir dos seguintes eixos:
1 -Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
2 - Mínima participação Estatal nos rumos da economia de
  um país; 
3 – Transformar Direitos Sociais em Serviços.
4 - A base da economia deve ser formada por empresas
  privadas;
5 - Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
6 –  Política de
  privatização de empresas estatais;
7 - Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais
  “eficiente”;
8 - Livre circulação de capitais internacionais e ênfase
  na globalização;
9 - Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
10 - Adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
11 - 
  “Desburocratização” do Estado: leis e regras econômicas mais
  simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
12 -  Aumento da
  produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
13 - Contra o controle de preços dos produtos e serviços
  por parte do Estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para
  regular os preços.
     CRÍTICA AO
  NEOLIBERALISMO VER: 

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