A desmitificação do mundo a partir das viagens marítimas
A Grécia (Hélade) nada mais foi do
que um conjunto de cidades-Estados (Pólis) que se desenvolveram na Península
Balcânica no sul da Europa. Por ser seu relevo montanhoso, permitiu que grupos
de pessoas (Demos) fossem formados isoladamente no interior do qual cada
Pólis desenvolveu sua autonomia.
Constituída de uma porção de terras
continental e outra de várias ilhas, bem como também em virtude da pouca
fertilidade dos seus solos, a Grécia teve de desenvolver o comércio como
principal atividade econômica. Assim, e aproveitando-se do seu litoral bastante
recortado e com portos naturais, desenvolveu também a navegação para
expandir os negócios, bem como mais tarde sua influência política nas chamadas
colônias.
A sociedade grega era organizada segundo o
modelo tradicional aristocrático, baseado nos mitos (narrativas
fabulosas sobre a origem e ordem do universo), em que a filiação à terra natal
(proprietários) determinava o poder (rei).
Esse modo de estruturar a sociedade e
pensar o mundo é comumente classificado como período Homérico (devido a Homero,
poeta que narra o surgimento da Grécia a partir da guerra de Troia). Mas com o
tempo, algumas contradições foram sendo percebidas e exigiram novas
explicações. Surge, então, a Filosofia. Eis os principais fatores que
contribuíram para o seu aparecimento:
- As viagens marítimas, pois o
impulso expansionista obrigou os comerciantes a enfrentarem as lendas e daí
constatarem a fantasia do discurso mítico, proporcionando a desmitificação do
mundo (como exemplo, os monstros que os poetas contavam existir em determinados
lugares onde, visitados pelos navegadores, nada ali encontravam);
- A construção do calendário que
permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre
dia e noite. Isso favoreceu a capacidade dos gregos de abstrair o tempo
naturalmente e não como potência divina;
- O uso da moeda para as trocas
comerciais que antes eram realizadas entre produtos. Isso também favoreceu o
pensamento abstrato, já que o valor agregado aos produtos dependia de uma certa
análise sobre a valoração;
- A invenção do alfabeto e o
uso da palavra é também um acontecimento peculiar. Numa sociedade
acostumada à oralidade dos poetas, aos poucos cai em desuso o recurso às
imagens para representar o real e surge, como substituto, a escrita
alfabética/fonética, propiciando, como os itens acima, um maior poder de
abstração.
A palavra não mais é usada como nos rituais
esotéricos (fechados para os iniciados nos mistérios sagrados e que desvendavam
os oráculos dos deuses), nem pelos poetas inspirados pelos deuses, mas na praça
pública (Ágora), no confronto cotidiano entre os cidadãos;
- O crescimento urbano é também
registrado em virtude de todo esse movimento, assim como o fomento das técnicas
artesanais e o comércio interno, as artes e outros serviços, características
típicas das cidades;
- A criação da Política que faz uso
da palavra para as deliberações do povo (Demo) em cada Pólis (por
isso, Democracia ou o governo do povo), bem como exige que sejam publicadas as
leis para o conhecimento de todos, para que reflitam, critiquem e a modifiquem
segundo os seus interesses.
As discussões em assembleias (que era onde
o povo se reunia para votar) estimulava o pensamento crítico-reflexivo, a
expressão da vontade coletiva e evidencia a capacidade do homem em se
reconhecer capaz de vislumbrar a ordem e a organização do mundo a partir da sua
própria racionalidade e não mais nas palavras mágico-religiosas baseadas na
autoridade dos poeta inspirados. Com isso, foi possível, a partir da
investigação sistemática, das contradições, da exigência de rigor lógico,
surgir a Filosofia.
Por João Francisco P. Cabral Colaborador
Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
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