MAIÊUTICA OU A ARTE DO DEBATE
A Maiêutica é um método de debate imputado à Sócrates (Séc. V a.C), foi
inspirado na profissão de sua mãe, que
era parteira. A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz”,
no caso, um parto intelectual a procura da verdade
que gesta no interior de cada um. O método consistia em colocar o interlocutor
diante de suas contradições e pré-conceitos, através de perguntas com base em conceitos
universais, refutando suas convicções até levá-lo a refletir sobre os erros de seus conceitos e a
refletir sobre si mesmo e suas idéias e não mais as idéias da tradição,. Uma desconstrução, até que o interlocutor formulasse ele próprio
seus próprios juízos. Sócrates entendia que as idéias, o esclarecimento, o
conhecimento, vinham de dentro do intelecto do interlocutor e o debate era
como um parto destas idéias. ( leia mais
no texto – O método Socrático).
O
Debate é um gênero textual oral. Um dos mais avançados métodos
didático-pedagógicos de ensino, por ser dos mais democráticos, participativos,
exigir do aluno raciocínio lógico argumentativo, trabalhar a capacidade de
atenção, interpretação, reflexão e expressão. Também desenvolve a capacidade de
abstração e de identificar e relacionar conceitos e fatos, necessidade básica
para o raciocínio lógico e crítico.
O
debate aprimora o raciocínio dialético. Por trabalhar com os opostos, a
contradição de idéias, exercitar o ouvir para entender, e o refletir para a formulação
imediata de pensamentos e argumentos. O debate expõe no ato do diálogo, os
raciocínios contraditórios, identifica falsas premissas e coloca o aluno diante
de suas limitações, abrindo possibilidade para a autocrítica sobre suas
“verdades”, preconceitos, e o melhor, exercita a capacidade de abstração e de
se colocar no lugar do ponto de vista do outro. Também ajuda na quebra das
inibições e timidez, e leva o aluno a se posicionar a partir do incomodo. Cria
(dis)posição no aluno, tirando-o da zona de conforto da omissão ou da aceitação
passiva, mas com respeito à opinião contrária.
O
debate é um exercício de alteridade. Desenvolve no aluno o respeito pelas
diferenças de idéias e opiniões. É um excelente modo de desfazer juízos
equivocados sobre determinada pessoa ou tema. Mostra vários aspectos, lados de
uma mesma questão. É um exercício de investigação que não termina no ato do
diálogo, continua com ele em um diálogo mental a posteriori.
Por
fim, no debate o aluno se sente protagonista de sua aprendizagem, sujeito ativo
do saber. Ele participa e se vê no processo como alguém que pensa e expressa,
ele ocupa um lugar no processo de ensino e aprendizagem. Sem que o professor perca o protagonismo do
ensino, pois este é o mediador do processo.
Por
isso, o debate pode e deve ser uma prática pedagógica adotada por qualquer
disciplina, independente da área (exatas, humanas, biológicas) e pode inclusive,
ser interdisciplinar. É um engano pensar que o debate não se aplica a conteúdos
como Matemáticos, Química, Artes ou mesmo Educação Física.
Na
área das Ciências, principalmente Exatas, pode-se promover o debate a partir,
por exemplo, da história de cada Ciência como a História da Matemática que é
belíssima ou a discussão sobre a solução de um problema pela Ciência que se
está ensinando, sobre a aplicação de técnicas deste saber em situações do
cotidiano...
Todos
estes exemplos põem o aluno e o professor, juntos, diante do problema do
conhecimento. É aí que se dá a troca, pelo método dialogal do debate. Aí sim, o
conhecimento adquirido, a evolução, dificuldades, problemas e soluções aparecem
em uma relação de troca constante.
Por: Westerley Santos.
Material
Produzido a partir de pesquisa na PUC E UFMG sobre metodologias didáticas
avançadas para o ensino em sala de aula.
Interessante, porém acho que para um debate ser realmente eficiente, o mesmo precisa ser abordado de maneira ampla, pessoas debatendo sobre o mesmo assunto e com opiniões iguais, suas conclusões não mudarão, para um debate ser realmente eficiente ele precisa ter o ponto e o contra-ponto representado por pessoas diferentes, exemplo disso seria dividir dois grupos, um à favor da causa e um contra a causa, e ambos os grupos com seus devidos representantes, somente essa pessoa poderia falar e seria a porta-voz de todo o grupo
ResponderExcluirDessa maneira, as pessoas teriam suas opiniões colocadas realmente ao extremo, sendo assim obrigadas a abrir suas mentes para compreender o argumento do outro.
Seu aluno, 2014
Legal vc ter comentado. É isso mesmo! vc tem razão. Há na parte final da nossa apostila as "Regras para o Debate" que está de acordo com sua colocação!
ExcluirAbraço!